Loading...

Glaucoma, um perigo silencioso

Hoje, dia 26 de maio, é celebrado o Dia Nacional de Combate ao Glaucoma, no qual profissionais de Oftalmologia de todo o país fazem um importante alerta à população: o Glaucoma é a principal causa de cegueira irreversível no Brasil e no mundo.

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS) estima-se que existam aproximadamente 6,9 milhões de pessoas cegas por glaucoma no mundo, uma doença que compromete o nervo óptico (nervo dos olhos), estrutura responsável por levar as imagens que os olhos captam para o cérebro.

O glaucoma é uma doença assintomática, na maioria das vezes. Ou seja, em sua fase inicial, o paciente não apresenta sintomas, não percebe que algo possa estar errado, o que favorece a progressão da doença sem o devido diagnóstico e tratamento precoce.

Existem vários tipos de glaucoma, dentre eles: o glaucoma congênito, o infantil, o juvenil, o glaucoma primário de ângulo aberto, o glaucoma de pressão normal, o glaucoma primário de ângulo fechado, o glaucoma traumático e glaucomas secundários. Dessa forma, podemos afirmar que o glaucoma não tem idade!

Entre os fatores de risco associados à progressão da doença estão o aumento ou flutuação da pressão intraocular (pressão dos olhos), o uso de corticosteroides, a apneia obstrutiva do sono, o uso de alguns medicamentos para enxaqueca e, ainda, outros fatores como hereditariedade e a raça.

A doença quando não diagnosticada e tratada no momento certo, acarreta a perda progressiva no campo visual, primeiramente, de caráter periférico, evoluindo para cegueira irreversível. Por isso, a prevenção é sempre a melhor escolha. “A população precisa criar o hábito de consultar um Oftalmologista periodicamente, em um “check-up oftalmológico anual”, pois uma simples avaliação para óculos poderá diagnosticar doenças com caráter degenerativo, como o glaucoma” explica Daniela Monteiro de Barros, oftalmologista do D’Olhos Hospital Dia, especialista em Glaucoma.

Os olhos, cantados em verso e prosa pelos poetas e compositores, como dizem são a janela do corpo e o espelho da alma, por isso previna-se, o GLAUCOMA não tem cura, mas tem tratamento!

Glaucoma, um perigo silencioso - D'Olhos Hospital Dia