Os médicos oftalmologistas de São José do Rio Preto, por meio do Comitê para o Enfrentamento ao Coronavírus, criado pela categoria, decidiram hoje organizar os atendimentos de emergência oftalmológica na cidade, de modo a estarem prontos para quaisquer tipos de eventualidades que possam surgir.
O ponto de destaque da medida tomada pelo Comitê é que os atendimentos de urgência e emergência no horário comercial poderão ser feitos pelo médico do próprio paciente, em sua clínica, mediante ligação e agendamento. Após o horário comercial, e nos finais de semana, os atendimentos serão realizados nos serviços que costumeiramente já mantém plantão em regime 24h, D’Olhos, H. O. Redentora e Horp.
“Com essa sinergia dos três serviços locais de Oftalmologia teremos maior capacidade de atendimento 24 horas de urgência e emergência”, explica o comitê.
A decisão é mais uma medida tomada pelo grupo encarregado do direcionamento de condutas do setor responsável. A primeira ação, divulgada no dia 19 de março, foi a suspensão de atendimentos, cirurgias e exames eletivos a partir desta sexta-feira, dia 20 de março.
Para a próxima semana, a proposta do grupo é analisar as possibilidades de atendimento remoto, a chamada ‘Telemedicina’, com base em ofício publicado na quinta-feira (19/03) pelo Conselho Federal de Medicina (CFM), que reconhece a possibilidade da utilização desse método, em caráter excepcional, “enquanto durar a batalha de combate ao contágio da COVID-19”.
Histórico
Em fevereiro de 2019, o CFM chegou a aprovar e revogar, em cerca de 20 dias, uma legislação para a Telemedicina, com a exigência de que a primeira consulta fosse presencial, o que impedia o acesso a médicos em regiões remotas do país.
Desde então, o CFM passou por eleições e a pauta não havia avançado, até as medidas em razão da pandemia do Coronavírus.
Fonte: Jornal DHoje Interior